A lenda
Já te perguntaste sobre a origem deste galo que se tornou um símbolo do Turismo de Portugal?
Começando pelo nome, “Galo” é o nome deste animal e “Barcelos” é uma cidade portuguesa que pertence ao distrito de Braga, no Norte de Portugal. Portanto trata-se de um galo que pertence à cidade de Barcelos.
Segundo a lenda, os habitantes desta cidade andavam alarmados porque alguém tinha cometido um crime e não se descobria o criminoso. Certo dia, apareceu um galego (um habitante da Galiza, uma província espanhola) que se tornou suspeito.
Apesar de se declarar inocente, ninguém acreditou que o galego se dirigisse a Santiago de Compostela para cumprir uma promessa. E então as autoridades resolveram prendê-lo.
Condenado à forca, pediu para ser levado à presença do juiz, que se banqueteava com alguns amigos e voltou a afirmar a sua inocência.
Como ninguém acreditava nele, o galego apontou para um galo assado que estava sobre a mesa e disse: “É tão certo eu estar inocente, como é certo esse galo cantar quando me enforcarem”. Os presentes riram-se e comentaram, mas pelo sim pelo não, ninguém tocou no galo.
No momento em que o peregrino estava a ser enforcado, o galo assado ergueu-se da mesa e cantou. O impossível aconteceu!
Já ninguém duvidava das afirmações de inocência do condenado. O juiz correu à forca e viu, com espanto, o pobre homem de corda ao pescoço.
No entanto, o nó lasso impedia que o estrangulasse. Foi imediatamente solto e mandado em paz.
Passados alguns anos, o galego voltou a Barcelos e fez erguer este monumento em louvor a Santiago e à Virgem.
A lenda do Galo de Barcelos está associada ao cruzeiro medieval que faz parte do espólio do Paço dos Condes.
A cidade de Barcelos
Barcelos é uma cidade da região Norte e que pertence ao distrito de Braga. A cidade de Barcelos está localizada entre os vales dos rios Cávado e Neiva. No município de Barcelos vivem cerca de 116 mil habitantes numa área de 378,9 km2. Os destaques da cidade são o seu artesanato e o património arquitectónico.