Em 2007, a realização da Declaração Oficial das “Novas 7 Maravilhas do Mundo” em Portugal levou à eleição paralela das “7 Maravilhas de Portugal”.
A escolha foi inicialmente baseada em 794 monumentos. Após uma primeira selecção realizada por peritos, resultou uma lista com 77. Foi feita uma nova escolha, realizada por um Conselho composto por personalidades de diversos quadrantes de onde saíram os 21 monumentos finalistas.
A partir de 7 de Dezembro de 2006 e durante sete meses, foi disponibilizada, via internet, telefone e sms, entre outros meios, a votação que viria a eleger os sete monumentos preferidos dos portugueses, que envolveu mais de 350 mil portugueses.
O comissário escolhido para representar as “Novas 7 Maravilhas do Mundo” e as “7 Maravilhas de Portugal” foi o Professor Freitas do Amaral.
Esta campanha, que fez a maior divulgação de sempre do nosso património histórico e cultural, recuperou o interesse das populações pelos belíssimos castelos, palácios, igrejas e mosteiros que marcam a nossa paisagem.
Monumentos vencedores
Castelo de Guimarães
Construído no século X, localiza-se na cidade de Guimarães, no distrito de Braga. Encontra-se ligado à fundação do Condado Portucalense e às lutas da independência de Portugal, sendo designado popularmente como berço da nacionalidade.
Mosteiro da Batalha
O Mosteiro de Santa Maria da Vitória, mais conhecido como Mosteiro da Batalha é um antigo mosteiro dominicano situado na vila de Batalha, no distrito de Leiria. Foi mandado edificar em 1386 pelo rei D. João I de Portugal como agradecimento à Virgem Maria pela vitória contra os rivais castelhanos na batalha de Aljubarrota.
Mosteiro de Alcobaça
O Mosteiro de Alcobaça, também conhecido como Real Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça, é um mosteiro situado na cidade de Alcobaça, no distrito de Leiria É a primeira obra plenamente gótica erguida em solo português, tendo sido começada a sua construção em 1178 pelos monges da Ordem de Cister.
Mosteiro dos Jerónimos
O Mosteiro de Santa Maria de Belém, mais conhecido como Mosteiro dos Jerónimos, é um mosteiro português, mandado construir no final do século XV pelo rei D. Manuel I e estava entregue à Ordem de São Jerónimo. Situa-se na freguesia de Belém, na cidade de Lisboa.
Palácio Nacional da Pena
O Palácio Nacional da Pena, localiza-se na vila de Sintra, no distrito de Lisboa.Representa uma das principais expressões do Romantismo arquitectónico do século XIX no mundo, constituindo-se no primeiro palácio nesse estilo na Europa, erguido cerca de 30 anos antes do Castelo de Neuschwanstein, na Baviera.
Torre de Belém
A Torre de Belém, oficialmente Torre de São Vicente, é uma fortificação localizada na freguesia de Belém, concelho de Lisboa. Um dos ex libris da cidade, o monumento é um ícone da arquitetura do reinado de D. Manuel I, numa síntese entre a torre de menagem de tradição medieval e o baluarte moderno, onde se dispunham peças de artilharia.
Monumentos Finalistas
Estes foram os outros monumentos finalistas:
- Castelo de Almourol
- Castelo de Marvão
- Castelo de Monsaraz
- Conímbriga
- Convento de Cristo
- Convento de Mafra
- Fortaleza de Sagres
- Igreja de São Francisco
- Paço Ducal
- Palácio de Mateus
- Palácio Real de Queluz
- Templo Romano de Évora
- Torre dos Clérigos
- Universidade de Coimbra