A Lenda de São Martinho

A lenda de São Martinho é uma história popular em Portugal, que foi passada de geração em geração. Diz-se que teve origem no século IV d.C. e conta a história de um soldado romano chamado Martinho.

Segundo reza a lenda, num dia frio e tempestuoso de outono, Martinho percorria o seu caminho montado a cavalo, quando deparou com um mendigo cheio de fome e frio.

O soldado, conhecido pela sua generosidade, tirou a capa que envergava e com a espada cortou-a ao meio, cobrindo o mendigo com uma das partes. Mais adiante, encontrou outro pobre homem cheio de frio e ofereceu-lhe a outra metade.

Sem capa, Martinho continuou a sua viagem ao frio e ao vento quando, de repente e como por milagre, o céu se abriu, afastando a tempestade. Os raios de sol começaram a aquecer a terra e o bom tempo prolongou-se por cerca de três dias.

Desde essa altura, todos os anos, por volta do dia 11 de novembro, surgem esses dias de calor, a que se passou a chamar “verão de S. Martinho”.

A história de São Martinho é celebrada em Portugal nesse dia com uma festa conhecida como “Magusto”. A celebração inclui a assadeira de castanhas, que são tradicionalmente comidas com jeropiga, uma bebida alcoólica doce feita a partir de mosto de uva.

castanhas assadas
Castanhas assadas

A lenda de São Martinho também é celebrada em outras partes do mundo, como na França, onde é conhecida como a “Fête de la Saint-Martin”, e na Alemanha, onde é comemorada como “Martinstag”.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

one × 4 =

Scroll to Top